Embora tenhamos uma primeira impressão de que começar o dia comendo ovos seja tipicamente um hábito norte-americano, posso afirmar que é um enorme equívoco.
Sim, eles começam o dia comendo ovos. Ovos fritos com bacon (argh!), o que talvez explique o alto índice de obesidade e colesterol elevado.
Os monarcas europeus também começavam seus reais dias comendo ovos, fossem eles cozidos (os ovos!), fossem crus para melhorar a voz (eca!).
Mas creio eu que nosso antecessor não-ereto, o Australopithecus, começasse seu dia comendo ovos... Ninguém acorda muito disposto para caçar um javali, nem hoje, nem na Pré-história, nem nunca.
Até porque, segundo consta, os ovos contêm proteínas. Elas são necessárias para a maior parte das funções do nosso organismo, seja para um cabelo bonito, seja para a produção da insulina. Precisamos ao todo de no mínimo 20 proteínas para que tudo lá dentro funcione direitinho. Sozinhos, produzimos apenas 11. As 9 que faltam, são chamadas proteínas essenciais, obtidas através de alimentos. O ovo é uma das fontes completa de proteínas, ou seja, possui as 9 proteínas essenciais. A carne (no caso, de javali) é outra, mas já foi explicado porque ninguém começa o dia comendo javalis.
Finalmente nossa preguiça matutina pode ser conciliada com uma alimentação saudável! Ou não, como já citado no primeiro parágrafo.
Mudando completamente o tema, gostaria de comentar a importância dos quiosques no sistema mercantilista. Os quiosques, estruturas fáceis de montar, organizar e desmontar no caso de um arrastão policial estão em nossa história por um longo tempo. Eu sei que enquanto cá, nesse paraíso tropical denominado Brasil, os índios ainda andavam pelados e nem tinham idéia do que era bacon para fritar com ovos no café da manhã, os quiosques eram de grande utilidade do outro lado, lá na Índia... As naus navegavam em temporais, correndo riscos de sucumbirem diante à força da mãe natureza, só pelas ofertas que as barraquinhas indianas de iguarias ofereciam em típicas promoções “Leve 4, pague 3”. E foi numa dessas idas, que supostamente acabamos colonizados, embora não acredite nessa versão.
Pense que sem os atraentes quiosques, talvez você não tivesse esse sobrenome europeu e olhos claros. Temos de ver sempre o lado menos fedido da situação.
Ovos são importantes. Quiosques também. E em uma análise superficial, os dinossauros também.
E o Quiosque Dinossauro, que prega a ingestão matutina diária de ovos, também o pode ser considerado. Espero que isso signifique algo.
Já comi ovos no café da manhã. Já tive um dinossauro de brinquedo. Já comprei nos quiosques. Eu pertenço a essa realidade.
5 comentários:
Positivas para ti nesse novo quiosque virtual.
Confesso ter achado de gosto duvidoso a principio mas não nego que me agradou o que li por enquanto...
ô0 -> like Gangsta Emotion
Existe diferença entre os ovos estrelados e os estalados?
Sim...
O grau da queimadura.
[!]
Sem graça como sempre, persistente como nunca. Aí estamos dispostos a dinoquioscar e se mostrar com quantos ovos se faz um Dino.
Um abraço, um tudo de bom, um tô joinha e um clássico saco de pão.
Good indeed
See ya meun freud. (e não Sigmund Freud)
hum...todos tem que comentar, né? rsrsrs.... esse post foi uma homenagem ao nome do noso quisoque? digo...blog? gostei, gostei..... masaté então só nós comentamos....e pessoas que só vcs conhecem, acho ^^
ok, amanha eu faço um post.... ^^
O post pode não ser lá essas coisas.
Mas a aula de nutrição sobre proteínas foi bacana vai...
Postar um comentário